Agulhas Negras, Prateleiras e Couto – 7 Cumes Brasil

Data / Hora
Date(s) - 21/08/2020 /24/08/2020
All Day

Categorias


 

AGULHAS NEGRAS – 7 CUMES BRASIL

O pico das Agulhas Negras, com 2 790,94 m de altitude, é o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro, o terceiro ponto mais alto do estado de Minas Gerais, e o quinto mais alto do Brasil.

Apesar de se situar em uma zona tropical, o pico costuma registrar temperaturas negativas durante o inverno e ocasionalmente neve em anos excepcionalmente mais úmidos.

Seu percurso é bastante exigente, levando cerca de 4 horas da portaria até o cume. A subida não se trata de uma caminhada, e sim de uma escalada de grau fácil, o que torna o local um grande atrativo para os mais aventureiros.

Durante o passeio o trajeto vai se alternando entre trechos com lama, terra, e rocha. Com direito a rampas íngremes de rocha e alguns pontos onde é necessário o auxílio de corda e equipamentos de segurança para transpor.

Ao se chegar no cume os aventureiros são presenteados com uma belíssima vista de 360 graus para o Vale do Paraíba, Serra do Mar, Serra Fina e diversos outros pontos da região

 

INGRESSOS E GRUPO DO WHATSAPP?

Ao inscrever para a trilha um email será enviado por nós via [email protected] com algumas informações extras sobre a trilha, seus ingressos e também o link para você entrar no grupo do WhatsApp. Caso não receba verifique o Lixo Eletrônico ou Anti-spam.

Para quem é recomendado?

Para pessoas com ÓTIMO condicionamento físico para caminhada com subidas e descidas INTENSAS. Que não tenha medo de altura, pois nesta montanha há muitas passagens em trechos apertados e com grande altura, o que faz dela uma super aventura cheia de adrenalina.

Onde fica?

Ficaremos baseados na cidade de Itamonte em Minas Gerais. De onde sairemos para subir as montanhas na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia.

 

Como será a viagem?

Nos encontraremos em Itanhandu – MG e ficaremos em um refúgio de montanha na terça-feira, dia de nossa chegada.

Na quarta após café da manhã, transfer de aproximadamente 40 mim até a boca da trilha no Bairro do Paiolinho. O trekking começa na Fazenda Serra Fina na cota dos 1.400m por dentro da mata até alcançarmos mais altitude, onde a vegetação perde um pouco seu tamanho e começam os visuais do vale do Pico dos 3 Estados, Cupim de Boi e a crista que nos levará até a base da Pedra da Mina.

O último trecho é feito por dentro de uma canaleta de pedra que nos leva para o ponto de acampamento no cume a tempo de curtir o surpreendente pôr do sol e a pernoite em Barraca e jantar.

Na quinta antes de descer o 4° ponto mais alto do Brasil dá tempo de aproveitar as imediações da Pedra da Mina, curtindo a paisagem de 360 graus da qual se pode avistar a Serra do Mar e cumes mais próximos do litoral, longos trechos de formação da Mantiqueira, incluindo o Pico das Agulhas Negras e as Prateleiras, além de vales e grotões profundos em diferentes escalas, com destaque para o majestoso Vale do Ruah.

Faremos a descida pelo mesmo caminho, mas a perspectiva é completamente diferente, assim como a dificuldade técnica para superar os obstáculos. Chegando de volta ao ponto de partida na Fazenda Serra Fina, iremos para a pousada.

Na sexta será o fim da viagem e nosso retorno.

Nos encontraremos em Itamonte – MG e ficaremos em um refúgio de montanha na no dia de nossa chegada.

Nosso primeiro dia de montanha começa após café da manhã. Seremos levados do Hostel até a entrada do Parque e então começaremos nossa subida, passando pelo morro do Couto, de onde podermos chegar ao seu cume e ter uma linda visão da Serra Fina, Prateleiras e Agulhas Negras. Desceremos o Couto em direção a Prateleiras.

Ao chegar na base do Couto começamos nossa trilha em direção ao Prateleiras até chegar a sua base onde começa adrenalina deste primeiro dia de aventura. A subida do Prateleiras é exposta, mas com um visual fantástico que vale a pena. Chegaremos no Cume e teremos nosso tempo para fotos e descansar e descemos o Prateleiras e voltamos a entrada do parque para nossa pernoite no Hostel

Nosso segundo dia de montanha começa saindo do Hostel e indo novamente a entrada do Parque, onde pegaremos desta vez uma outra trilha em direção agora o Pico das Agulhas Negras, caminharemos até sua base e começaremos a subir até chegar ao seu cume e poder contemplar a vista fantástica que teremos de lá.

Desceremos até a entrada do parque e voltaremos para o Hostel para nosso nosso merecido de descanso e para celebrar os dias de montanhas realizados.

No outro dia começamos nosso retorno para casa.

De onde sairemos?

Itamonte será nossa base, mas ajudaremos você a sair da cidade que estiver.

Geralmente o aeroporto utilizado para chegar a Itamonte é do Guarulhos, as passagens e transportes até a cidade de Itamonte não inclusas, mas podemos nós também realizamos a emissão dos aéreos e vamos buscar fazer com o grupo to chegue em horários próximos ao aeroporto, com isto podemos auxiliar na organização de único transfer de van de aeroporto até Itanhandu.

Entre em contato para compra e emissão das passagens aéreas.

O que esta incluso?

  • 3 noites em Pousada (quarto coletivo) c/ café da manhã
  • Transfer in-out até o parque
  • Guias locais especializados
  • Equipamentos de segurança
  • Seguro contra Acidentes Pessoais
  • Rastreamento via satélite SPOTGen3
  • Camiseta Trekkers especial para a montanha
  • Boné
  • 1 Convite ao Jantar do cume no dia 21/11/2020

O que não esta incluso?

  • Transporte até a cidade base
  • Despesas de hospedagem extra
  • refeições e lanches
  • Equipamentos não mencionados no roteiro
  • Passagens aéreas e transfer até Itamonte-MG

 

Se eu precisar cancelar?

  • O cancelamento da viagem após a contratação gera os seguinte reembolso:
  • Maior que 60 – 75%
  • Entre 60 e 45 dias – 50%
  • Entre 45 e 30 dias – 25%
  • Faltando 30 dias para viagem – não a reembolso
  • Cancelamentos no dia a viagem pode ser acionado seguro viagem com pedido de reembolso, porém a decisão do reembolso cabe a seguradora e não temos nenhum tipo de influência sobre a decisão.

 

CANCELAMENTO PRÉVIO
Quando o cancelamento for informado previamente por motivo de saúde, o crédito pode ser reutilizado para a mesma atividade em outra data futura.

NO SHOW - DESISTÊNCIA SEM CANCELAMENTO
O não comparecimento sem a comunicação prévia por parte do cliente, será considerado “no show” (desistência sem cancelamento). A reserva será cancelada e não haverá restituição do valor pago (retenção de 100% do valor pago).

DESISTÊNCIA APÓS INÍCIO DA ATIVIDADE
A desistência após início da atividade, assim como a saída antecipada por qualquer motivo não dará direito a qualquer tipo de restituição, reembolso em dinheiro ou créditos em novas diárias, acarretando a perda total da quantia paga pela atividade.